top of page

Recuperação

Image by Darius Bashar

Antes a minha vida resumia-se apenas a sobreviver…passar despercebida…invisível…e esconder-me! Julgava que tinha de sobreviver desta forma, que não havia outra vida para mim.

Comia, abafava os meus sentimentos, usava máscaras de todo o tipo para não mostrar o que realmente era/sou.

Na minha opinião, eu era apenas um Monstro! Merecia viver desta forma, a castigar-me vezes sem conta…Autopiedade, lamentações, para procurar afeto, carinho de todas maneiras, acabando por viver 37 anos de uma vida de sofrimento!

Em março de 2023, decidi pedir ajuda.

Dei finalmente o 1º passo para a recuperação… foram 31 dias de muito trabalho interior, de negação, de arrogância, de erros, mas com muita partilha. No início continuava resistente, mas a partilha ajudou-me. Foi um misto de emoções, altos e baixos que foram preparando-me para a vida real.

Um certo dia de tarde, com a minha terapeuta, o meu “eu” finalmente pôde sair do casulo.

Depois, o tratamento foi sempre a aproveitar as sugestões, agarrar a oportunidade que tinha a 200% e pedir ajuda sempre!

Ao longo destes meses conquistei a minha identidade, a minha visibilidade; passei a andar na Luz, com a cabeça erguida! Claro que a mudança não foi radical, tive e ainda tenho os meus medos. Ganhei assertividade para demonstrar a minha opinião, a minha identidade e que existo!

Tenho Voz, eu conto!

Não sou mais nem menos que ninguém, sempre com respeito, mas consegui em certas áreas definir os meus limites. Por vezes, devia saber ouvir e calar, mas isso ainda estou a aprender.

Coloquei-me a MIM em primeiro lugar (na maioria das vezes)!

Contrario o meu defeito de caráter mais forte: a Autopiedade!

Ver e ser mais positiva, viver o momento sem expectativas! Viver o dia como ele vem! Viver mais calmamente, serenamente! Lidar com as situações/problemas sem stress!

Respeitar-me mais, não me castigar!

Por vezes é muito difícil quando não tenho as emoções equilibradas e a minha adição quer levar a melhor. Os comportamentos antigos tendem a reaparecer, mas apercebo-me atempadamente, graças às ferramentas que tenho, a aos pedidos de ajuda!

Sou humilde, mas quero ser mais, porque continuo, por vezes, a ser autossuficiente!

Têm sido meses laboriosos, com altos e baixos… No início da recuperação senti-me mais forte, mais amada! Só demonstra que tenho de me Amar mais! Este trabalho de Autoestima continua difícil!

Conquistei equilíbrio no trabalho, giro muito melhor o meu tempo, consegui o respeito da minha patroa e do meu diretor, e já consigo ajudar colegas que precisam!

Cabeça mais limpa!

Socializo mais!

Aprendi, conquistei o meu perdão…

Vergonha tenho, mas porque aparecem coisas/situações novas na minha vida…como flirts com rapazes, ramos de flores oferecidas…

Todos os dias são uma aprendizagem!!!

Testemunho da E. 

© 2020 ReCare.

bottom of page