top of page
Buscar

"Não basta parar de usar!" - Um texto sobre Adição Cruzada

Foto do escritor: ReCareReCare




É importante preencher os vazios da sua vida quando entrar em recuperação, porque se não os preencher, eles podem atrair hábitos negativos e, consequentemente, evoluir para novos vícios.


A adição cruzada ocorre quando uma pessoa transita de uma adição por outra. É muito comum que as pessoas em recuperação lutem contra esta problemática, dado que a adição é uma doença crónica e repetitiva.

Como é que a adição cruzada se desenvolve?


Quando se está perante uma sensação “agradável”, como comer chocolate ou cheirar cocaína, o cérebro liberta a dopamina, um neurotransmissor sintetizado do sistema de recompensa. O sistema de recompensa tem um papel fundamental na procura de estímulos causadores de prazer.

Assim, quando se é sensível a uma adição, o cérebro começa a necessitar dessa sensação prazerosa, levando ao desejo da substância ou atividade que o fizeram sentir tão bem anteriormente.


Uma pessoa em recuperação pode estar muito atenta para não recair no vício anterior, no entanto, pode racionalizar utilizando um novo comportamento compulsivo para tentar fazer-se sentir melhor.

Não abordar as causas dos comportamentos compulsivos permite que os vícios se transformem e cresçam, em vez de serem reconhecidos e tratados.


Porque é que a adição cruzada é tão perigosa?


É fácil minimizar a gravidade da adição cruzada. O novo vício pode, à primeira vista, parecer inocente, especialmente se trocou uma droga ilegal por uma atividade, como o jogo ou exercício físico. Porém, a realidade é que qualquer coisa que tenha um efeito negativo ao nível físico, emocional ou financeiro, na sua vida ou na vida das pessoas ao seu redor, é perigoso e precisa ser tratado.


A adição cruzada também torna muito mais difícil resistir ao desejo insaciável pela substância de eleição que usou no passado. Isto acabará por levar à recaída. Por exemplo, se está em recuperação de cocaína e desenvolveu uma adição cruzada com álcool, irá facilmente ter o desejo de voltar à sua droga de escolha. Se está em recuperação pelo álcool e desenvolveu um adição cruzada com jogos de azar, acabará facilmente num casino, cercado por pessoas que estão a beber, o que pode tornar muito difícil resistir à sua vontade de beber.


Muitos dos sinais de adição cruzada são iguais ao problema inicial e incluem:

  • Mentir sobre a quantidade ou a frequência com que está a usar a nova substância ou atividade, como jogo, sexo, exercício físico.

  • Perder eventos importantes, como horário de trabalho, responsabilidades familiares ou obrigações sociais devido ao uso de substâncias ou atividade.

  • Gastar demais com o novo vício ou colocar-se em situações ilegais para obter a substância.

  • Descobrir-se incapaz de parar de usar a substância, mesmo quando quer parar.

  • Ficar ansioso, impaciente, intolerante quando não tem a nova substância no momento.

  • Ser incapaz de parar ou reduzir o uso da substância, mesmo quando familiares ou entes queridos lhe pedem.

Não se deixe levar por esta espiral, procure a ajuda de profissionais num processo de recuperação. Há ferramentas que podem ajudar!

248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Clown

Clown

Comentarios


© 2020 ReCare.

bottom of page