![](https://static.wixstatic.com/media/ac3cee_8c103d82d9b74a7885ec2163df2574a2~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_784,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/ac3cee_8c103d82d9b74a7885ec2163df2574a2~mv2.jpg)
A dependência emocional é manifesta por meio de um padrão de comportamento em que a pessoa projeta a maioria das suas expectativas no outro.
O dependente emocional passa a depender dos outros para se sentir feliz e capaz. Sente muito medo de assumir a responsabilidade sobre a vida, bem como na tomada de decisões erradas e o medo da rejeição é muito frequente.
Os sintomas mais comuns da dependência emocional são:
Dificuldade para tomar decisões sozinho, mesmo as mais simples;
Dificuldade de dizer "não" e discordar das pessoas, por medo da rejeição;
Tendência para se colocar sempre em segundo plano e fazer tudo pelos outros, com o objetivo de sempre manter a pessoa por perto e alimentar a dependência;
Necessidade de estimular as outras pessoas em qualquer tipo de atividade ou ação, pois não conseguem ter motivação para realizar suas próprias coisas;
Incapacidade de se sentir bem quando está sozinho;
Ciúme exagerado e exigência de atenção exclusiva por parte dos outros;
Incapacidade de planos pessoais que não envolvem a outra pessoa;
Insegurança nos relacionamentos e hábito de ser possessivo e controlador;
Incapacidade de reconhecer seu valor, sempre dividindo o mérito de suas conquistas com outra pessoa.
Ter consciência do que causa este problema é o primeiro passo para se livrar da dependência emocional e superar essa necessidade de suprir o vazio com o amor do outro.
É frequente, a dependência emocional ser uma das características da pessoa com problemática de adição química e/ou comportamental! Esteja atento!
Tem algumas destas características? Tem um familiar ou amigo que possui estas características?
Contacte-nos, nós podemos ajudar!
Comments